DEMO

Sobre a SRPE

Conheça a história e trajetória da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Pernambuco

Nossa Instituição

A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Pernambuco (SRPE) foi fundada em 1963 e congrega os profissionais do diagnóstico por imagem do Estado de Pernambuco.

Integrada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Médica de Pernambuco e filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, tem-se dedicado, ao longo dos anos, ao aprimoramento científico e defesa profissional.

Histórico

SRPE
0 - 20 ANOS
SRPE

A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Pernambuco (SRPE) foi fundada em janeiro de 1963 e teve como primeiro Presidente o radiologista Agnaldo Lins -1963 /1964, eleito na reunião inaugural da entidade, no dia 13 daquele mês.

Durante este primeiro ano os esforços dos radiologistas pernambucanos concentraram-se na organização da IX Jornada Brasileira de Radiologia (atualmente denominado Congresso Barsileiro de Radiologia), realizada em outubro no Recife. Entre os fundadores da SRPE cita-se os radiologistas: Agnaldo Lins, Waldemir Miranda, Scyla Cabral da Costa, Paulo Uchôa, José Aguiar, Ipyranga de Souza Dantas, Ivo Roesler, João Bosco Vieira de Melo, Lucilo Maranhão, Walter Braga, José de Brito e Silva, Milton Medeiros, José Renda, Aloisio Peixoto, Manoel Medeiros, Rui Caldas e Melo Martins. Foram estes pioneiros que tiveram a árdua missão de estruturar uma instituição baseada nos ideais de engrandecimento da especialidade.

O segundo presidente foi Scyla Cabral da Costa -1965/1966. Depois dele a SRPE foi presidida pelo Dr. Lucilo Maranhão (pai da médica Norma Maranhão) de 1967 à 1971. Em seguida, no período de 1972 à 1976, assumiu à presidência o radiologista Daniel Sena. Em 1977 é eleito novamente o Dr. Lucilo Maranhão, que ficou no cargo até 1978. Nessa gestão a SRPE realizou a I Jornada Nacional de Radiologia Pediátrica. A Diretoria seguinte, presidida pelo médico José Rocha de Sá -1979/1981, teve a incumbência de realizar em Pemambuco, com grande sucesso, o XVIII Congresso Brasileiro de Radiologia. Logo depois, assumiu à presidência da Sociedade o radiologista Leonel Campos Para o Biênio de 1982/1983.

Texto escrito por Antônio Aguiar (Presidente da SRPE - 2002/2005).

20 - 40 ANOS
SRPE

Marcou presença também o radiologista Boris Berenstein, presidindo a entidade de 1984 à 1987. Boris interiorizou os eventos com a organização das I e II Jornadas de Radiologia de Caruaru. Foi na sua gestão que aconteceu no Recife, em 1986, a II Jornada Norte-Nordeste de Radiologia.

De 1988 à 1989 esteve à frente da SRPE o médico Ubirajara Mindêlo. Depois foi a vez do colega Silvio Cavalcanti, que presidiu a Sociedade de 1990 à 1991. Na sua gestão foi organizada a III Jornada de Radiologia de Caruaru. Realizou-se também o I Curso de Diagnóstico Por Imagem da Mama, o qual passou a ser realizado anualmente, sob a coordenação da Dra. Norma Maranhão. A SRPE prosseguiu evoluindo através da administração dos seus Diretores. O radiologista Luis Galamba presidiu no Biênio 1992/1993 e foi na sua gestão que aconteceu a IV Jornada de Radiologia de Caruaru.

No período de 1994 à 1995, a SRPE foi presidida pela primeira vez por uma mulher, a radiologista Norma Maranhão, que juntamente com a diretoria organizou a I Jornada Pernambucana de Radiologia. Na sua gestão foi criado o Clube da Imagem, que, desde então, foi inserido no calendário anual da entidade, cujos objetivos principais são o estímulo a participação científica e estreitar os laços de amizade, principalmente entre os jovens profissionais.

Assumiu à presidência em 1996/1997 o médico Carlos Abath, tendo organizado a V Jornada de Radiologia de Caruaru e a II Jornada Pernambucana de Radiologia. Nessa gestão foi estruturado o Curso de Educação Continuada em Diagnóstico por Imagem, que foi incorporado à programação científica anual da SRPE, tendo como principal meta preparar, com qualidade, os residentes / estagiários de Radiologia para o mercado de trabalho.

A Diretoria seguinte foi presidida pelo radiologista Luis Carlos Ferrer - 1998/1999. Nesse período, foram organizadas a XII Jornada Norte-Nordeste de Radiologia e a III Jornada Pernambucana de Radiologia. Preparando-se para o novo milênio, a SRPE teve como Presidente Edson Barros, cujo o mandato iniciou em 2000, sendo finalizado em 2002. Na sua gestão foram realizadas a IV e V Jornadas Pernambucana de Radiologia, bem como foi adquirida a sede própria.

Os caminhos percorridos pelas sucessivas Diretorias nessas quatro décadas foram longos e dificeis. Porém, a seriedade, a perseverança, a fé e a ética dos radiologistas pernambucanos, representados pela figura dos ex-presidentes, fizeram brotar uma entidade forte digna e respeitada nacionalmente. A SRPE orgulha-se de comemorar 40 anos dedicando-se a atualização cientifica, a educação médica continuada e a valorização dos imagenologistas de Pernambuco.

Texto escrito por Antônio Aguiar (Presidente da SRPE - 2002/2005).

40 - 42 ANOS (TRIÊNIO 2002 - 2005)

No ano de 2003 a Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Pernambuco comemorou os 40 anos com uma série de atividades. Inicialmente, nos meses de novembro e dezembro de 2002, foram realizadas as reformas da sede própria, adquirida em setembro de 2002, no final da gestão do Dr. Edison Barros. Reformou-se também a sala de aula. Em seguida procedeu-se a mudança para as novas instalações, situada na avenida Visconde de Suassuna, 923- sala 102 e sala 105. Nesta fase, organizou-se todas as documentações, arquivos e fotografias existentes, com o objetivo de preservar o acervo da SRPE.

Editou-se dois números do jornal da Radiologia Pernambucana, bem como reformulou-se a página na Internet, melhorando, com isso, a comunicação com os associados e as empresas.

Manteve-se o curso de Educação Continuada em Diagnóstico por Imagem coordenado pelo Dr. Sérgio França, cuja a abertura ocorreu no dia 03 de Fevereiro, no Comfort Hotel. O Clube da Imagem foi reformuldado sob a coordenação do Dr. Paulo Andrade, tendo sido realizados nos dias 17 de março e 11 de agosto respectivamnetes.

A programação científica foi elaborada com a coordenação dos vice-presidentes das respectivas áreas:

• Curso de Reciclagem em Técnicas Radiológicas, realizado no mês de março, com aulas ministradas pelo Prof. Jorge Nascimento-RJ, coordenado pelo Dr. Frederico Castelo Branco;

• Simpósio sobre Doppler de Membros Inferiores, em abril, sob a coordenação do Dr. Fernando Amaral e Dr. Cláudio Souza;

• Curso de Suporte à Vida, em maio, coordenado por Dr. Murilo Accioly;

• Simpósio sobre Neoplasia do Fígado, coordenado pela Dra. Ana Cláudia Rosati e pelo Dr. Edmundo Lopes, realizado em julho;

• Curso de Atualização em Doenças do Tórax, realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e coordenado por Dr. Alfredo Leite e Dra. Tereza Lessa. Este evento aconteceu em agosto, com a presença de três professores nacionais: Dr. Arthur Soares-SP; Dr. César Araújo-BA e Dr. Jorge Pereira-BA;

• Curso teórico-prático de Ultra-Sonografia, contando com a presença dos palestrantes Dr. José Olímpio-MG, Dr. Marcos Murilo-MG e Dr. Ronaldo Lins-MG, coordenado por Dr. Fernando Amaral;

• Simpósio sobre Ressonância Magnética da Mama, cujas aulas foram ministradas por Dra. Alice Brandão-RJ, sob a coordenação do Dr. Silvio Litvin.

Em outubro essa programação foi coroada com a realização do XXXII Congresso Brasileiro de Radiologia, marcando de forma expressiva os 40 anos de atividades da SRPE. Esse Congresso foi uma realização conjunta do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Pernambuco (SRPE), tendo como coordenador geral o Presidente do CBR, Dr. Aldemir Humberto, sendo Presidente da SRPE o Dr. Antônio Aguiar. A Comissão Executiva foi presidida pela Dra. Norma Maranhão e composta por Dra. Adonis Manzella, Dr. Luís Carlos Ferrer e Dr. Luiz Galamba.

Além desses eventos científicos, a SRPE também participou das atividades de defesa e valorização profissional, principalmente inserindo-se no Movimento Estadual pela Dignidade Médica, coordenado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) e pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

Em novembro, foram encerradas as atividades do ano, com a comemoração do Dia do Radiologista. Nessa solenidade foi entregue o prêmio Prof. Milton Medeiros aos residentes laureados Dra. Daniele Cardoso Melo, residente do 1º ano e Dr. André Avelino Souza, residente do 2º ano, ambos do Hospital Barão de Lucena. Em seguida, entregou-se o certificado de conclusão do Curso de Educação Continuada em Imaginologia aos médicos residentes do 3º ano do Estado de Pernambuco. Finalmente, o Dr. Paulo Borba entregou o título de sócio Benemérito da SRPE ao Sr. Carlos Selva, em reconhecimento aos serviços prestados à radiologia da região. A solenidade foi realizada no Memorial da Medicina, no dia 07 de novembro, sendo encerrada com um coquetel para os presentes.

Registra-se também a V Avaliação Anual dos Residentes/Estagiários, que ocorreu em dezembro de 2003. Esta prova é uma realização bem sucedida do Colégio Brasileiro de Radiologia, contando com o apoio das Sociedades filiadas.

Ano de 2004

Em 2004, foi grande a satisfação da Diretoria da SRPE por ter completado o segundo ano de atuação e verificar que todas as metas foram plenamente realizadas. Neste ano, editou-se dois números do Jornal da Radiologia Pernambucana, mantendo-se, portanto, a periodicidade semestral, conforme foi estabelecido no início da gestão.

No dia 02 de fevereiro de 2004, no Comfort Hotel, ocorreu à abertura do IX Curso de Educação Continuada e Diagnóstico por Imagem, sob a coordenação do Dr. Sérgio França, tendo como patrocinador a Vision-GE. Na ocasião, o Prof. Nilzardo Carneiro Leão, assessor jurídico do CREMEPE, proferiu palestra sobre: Responsabilidade Civil e Penal do Médico Radiologista.

A VII Jornada Pernambucana de Radiologia e XIV Curso de Diagnóstico por Imagem da Mama foram realizados em outubro, nos dias 09 e 10, no Blue Tree Park, no Cabo de Santo Agostinho. A SRPE inovou ao elaborar uma programação científica com horários que permitiram a todos usufruir do belo local, associando atualização científica, descanso, laser e integração entre os especialistas e familiares.

Ano de 2005

Em 2005, último ano do triênio 2002-2005, a Diretoria da SRPE concluiu o mandato com uma série de realizações. Adquiriu-se mais uma sala própria, localizada na rua Visconde de Suassuna, 923, sala 105, edf. Empresarial Bosque de Versailhes, Boa Vista, Recife-PE.

Editou-se dois números do Jornal da Radiologia Pernambucana, totalizando seis números no triênio. Cada número contém mil exemplares, que são distribuídos para os associados, bem como para os profissionais do diagnóstico por imagem da região Nordeste e as empresas do setor.

O calendário científico de 2005 foi intenso, tendo sido realizados os seguintes eventos:

• 01 de fevereiro: Abertura do X Curso de Educação Continuada em Diagnóstico por Imagem, no Memorial da Medicina;

• 01 e 08 de março: Simpósio sobre Diagnóstico por Imagem nas Patologias da Face e do Ouvido;

• 06 de abril: Clube da Imagem, no Hotel Parthenom Metropólis;

• 09 de abril: Simpósio sobre Diagnóstico por Imagem do Tumores Colo-Retais;

• 14 de maio: Simpósio sobre atualizações em Ultra-Sonografia, no Centro Médico de Petrolina;

• 23 e 24 de setembro: VIII Jornada de Radiologia de Pernambuco e XV Curso de Diagnóstico por Imagem da Mama, no Hotel Armação em Porto de Galinhas.

Em 03 de outubro de 2005, foi eleita a Diretoria para o triênio 2005-2008:

• Presidente: Dra. Adonis Manzella

• Vice-Presidente: Dr. Éolo Albuquerque

• 1º Secretário: Dr. Paulo Andrade

• 2º Secretário: Dra. Maria de Fátima Vasco Aragão

• 1º Tesoureiro: Dr. Luis Carlos Ferrer

• 2º Tesoureiro: Dr. Edílson de Barros e Silva

• Diretor de Defesa Profissional: Dr. Paulo Borba

• Diretor Científico: Dra. Norma Maranhão

• Diretor de Ensino e Aperfeiçoamento: Dra. Kátia Sampaio

• Diretor do Clube da Imagem: Dr. Sérgio França

• Diretor de Publicação: Dr. André Aguiar

A SRPE transformou-se, ao longo dos seus 42 anos de existência, em importante instrumento de atualização científica e valorização profissional, baseando-se nos seguintes pilares: implementar atividades de Educação Médica Continuada, estimular um relacionamento científico produtivo, desenvolver parcerias com empresas do setor e melhorar a comunicação com os associados.

Texto escrito por Antônio Aguiar (Presidente da SRPE - 2002/2005).